Desp.Alternativos

WWW.NAZAREDESPORTO.COM

TODAS AS NOTICIAS RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES SOBRE OS DESP. ALTERNATIVOS AGORA NO NOVO ESPAÇO DE NAZARÉ DESPORTO

………………………………………………………………………………………………………….

CIRCUITO NACIONAL DE BODYBOARD OPEN – VILA DO BISPO

Realiza-se nos próximos dias 1 a 3 de Outubro a segunda etapa do circuito Nacional de Bodyboard em Sagres, mais propriamente na Vila do Bispo, a primeira etapa decorreu nos Açores onde estiveram presentes os Bodyboarders do Clube de Desportos Alternativos da Nazaré, António Cardoso, Dino do Carmo, Rui Barreira, Fábio Duarte, Hugo Macatrão e Teresa Almeida.

Na Classificação Geral Nacional é a seguinte a posição destes atletas, com apenas uma etapa disputada:

Open – Feminino

9.ª Teresa Almeida – 500 pontos

Open – Masculino

9.º Dino Carmo – 600 pontos

13.º António Cardoso – 540 pontos

17.º Rui Barreira – 480 pontos

25.º Hugo Macatrão – 432 pontos

32.º Fábio Duarte – 394 pontos 

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

CIRCUITO BODYBOARD OPEN – AÇORES 

TOP-TEN PARA DINO E TERESA

Com a participação de seis atletas do Clube de Desportos Alternativos da Nazaré, realizou-se a primeira etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Open, na ilha de S.Miguel nos Açores.

Dino do Carmo e Teresa Almeida, foram nonos classificados ao conseguirem atingir os quartos de final, das respectivas competições.

António Cardoso foi 13.º, tendo também conseguido chegar aos quartos de final, mas não foi feliz nas águas Açorianas. Rui Barreira e Hugo Macatrão não foram além dos oitavos final conseguindo o 17.º e o 25.º lugar respectivamente, Fábio Duarte foi 33.º, participando apenas na 1.ª ronda desta Etapa Açoriana.

A segunda etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Open, prossegue nos primeiros dias de Outubro (1 a 3) na Vila do Bispo.

……………………………………………………………………………………………………………………………

CIRCUITO NACIONAL DE BODYBOARD OPEN 2010

ATLETAS NAZARENOS VÃO ESTAR NOS AÇORES

A Ilha de S. Miguel nos Açores vai ser o palco da 1.ª Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Open 2010 nos dias 6 a 9 de Agosto, as outras duas serão realizadas em Vila do Bispo de 1 e 3 de Outubro e a última nos dias 17 e 19 de Dezembro em Carcavelos. A organização desta etapa é da responsabilidade USBA – União Surfistas e Bodyboarders dos Açores.

O Clube de Desportos Alternativos da Nazaré vai estar presente com António Cardoso, Dino do Carmo, Rui Barreira, Fábio Duarte, Hugo Macatrão e Teresa Almeida.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Nazarenos surfam em navio e são entrevistados na TV

Foi um dia diferente. Os nazarenos Dino Carmo, António Cardoso e Teresa Almeida trocaram o mar pelo flowrider de um daqueles que já foi o maior cruzeiro em todo o mundo, o Independence of the sea, da companhia Royal Caribbean.

O convite chegou depois dos três atletas do Clube de Desportos Alternativos da Nazaré terem sido finalistas da 3ª etapa do circuito nacional de bodyboard esperanças, realizada na Figueira da Foz.

A exibição para os turistas e a nova experiência para os bodyboarders já era um bom prenúncio, mas a manobra mais criativa também foi alvo de um presente – uma Go-Pro, máquina de filmar aquáctica – que foi entregue a Teresa Almeida.

Depois de mostrarem as qualidades, os três fizeram uma visita guiada. Dino Carmo, um dos mais espantados com a dimensão do navio afirmou viram “discotecas, restaurantes, cafés, lojas, casino, teatro, cinema, pista de gelo”, coisas que afinal costumam “estar numa cidade”, mas que “o navio também tem”.

Este evento ganhou direito a transmissão televisiva. A Sporttv 3, através do novo programa “A onda de Rita Pires” vai passar a emissão dentro dos próximos dias. Basta ficar atento.

 texto DÉCIO VIGIA (Região de Cister)

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

TAÇA DE PORTUGAL DE SURF 2010

ANTÓNIO CARDOSO E TERESA ALMEIDA BRILHAM EM ILHAVO

Decorreu de 20 a 25 de Julho na praia da Costa Nova em Ílhavo a Taça de Portugal de Surf, organizada pela Federação Portuguesa de Surf, com o apoio da Associação de Surf de Aveiro e da Câmara Municipal de Ílhavo.

O Clube de Desportos Alternativos da Nazaré esteve presente e obteve o quarto lugar por equipas. Mas o destaque da participação dos atletas da Nazaré, vai para o António Cardoso que venceu em Bodyboard Juniores e para a Teresa Almeida que venceu também em Bodyboard Seniores, sendo ainda uma atleta Júnior, brilhante a vitória no escalão superior ao seu. Esta participação demonstra que estes dois bodyborders nazarenos já não são só uma “esperança”, mas cada vez mais uma “certeza”.

Nesta competição participaram 16 clubes num total recorde de 337 atletas.

Agradecemos a colaboração do Clube de Desportos Alternativos, na divulgação das suas actividades.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

CAMPEONATO NACIONAL BODYBOARD ESPERANÇAS 2010 

RICARDO ESGAIO E ANTÓNIO CARDOSO VENCERAM

Realizou-se no passado fim-de-semana a 3.ª Etapa do Circuito do Campeonato Nacional de Esperanças de Bodyboard na Figueira da Foz, mais propriamente na praia do Cabedelo.

Nos dois primeiros dias as ondas não passaram dos 0,50 metros, mas no último dia estiveram excelentes para esta actividade.

Em Sub/12 a qualidade dos atletas foi excelente, mas o Ricardo Esgaio impôs-se com muita à vontade a todos os seus opositores. Brilhante o triunfo do Ricardo que com este resultado encurtou a distância para o primeiro no Ranking, que é agora de 35 pontos.

Em Sub/18 António Cardoso venceu a sua competição, Dino do Carmo foi terceiro, com estes resultados os bodyborders da Nazaré deram um salto muito importante no Ranking Nacional quando são disputadas três Etapas do Circuito e ambos os atletas apenas participaram em duas competições.

A próxima prova será na Povoa do Varzim entre 15 e 17 de Outubro.   

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

ANTÓNIO CARDOSO NO EUROJUNIOR/2010

 

O Surf Clube de Viana em conjunto com a Federação Portuguesa de Surf a Federação Europeia de Surf e a Câmara Municipal, na Praia da Arda em Afife, entre os dias 7 e 16 de Maio, o EuroJunior/2010.

Estão inscritas 13 Selecções, com a participação de 153 atletas, os melhores da Europa e também de Marrocos, nas modalidades de Surf, Bodyboard e Longboard.

No Bodyboard foi seleccionado o atleta nazareno de Sub/18 António Cardoso, que vai estar presente nesta competição Internacional a realizar em Viana do Castelo.

A edição de 2010 deste Campeonato de selecções integra o projecto europeu NEA 2 (Nautisme Espace Atlantique 2), co-financiado pelo Programa de Cooperação Transnacional Espaço Atlântico, que visa o desenvolvimento sustentável e coordenado do conjunto da fileira náutica nas regiões da faixa atlântica através de acções de cooperação. Integra ainda as Comemorações Oficiais do Dia Europeu do Mar, contando, assim, também com o apoio da Comissão Europeia, que se fará representar.

Ao longo deste Campeonato, o Surf Clube de Viana, em parceria com a Surfrider Foundation Europe, vai organizar workshops ambientais e diversas actividades ecológicas.

Calendarização da prova

Sexta-feira, 7 de Maio
Boas-vindas às Selecções Nacionais

15h00 às 18h00 (Hotel do Parque): Confirmação de inscrições
16h00 (praia da Arda, Afife): Boas-vindas

Sábado, 8 de Maio

09h30 às 11.30 (Hotel do Parque): Reunião de juízes
10h00 às 14h00: Free-Surf (treino sem vigilância)
11h30 (Pousada da Juventude): Reunião de Team managers
16h00 (Av. Combatentes da Grande Guerra): Cerimónia oficial de abertura
Cortejo das equipas em representação dos respectivos países, acompanhadas por várias performances culturais. As selecções trazem consigo água, areia e a bandeira nacional
20h00: jantar de gala com membros da Comissão Europeia, da European Surfing Federation, o presidente da Federação Portuguesa de Surf, membros do Governo português e o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Domingo, 9 de Maio, até Sexta-feira, 14 de Maio
07h30 – partida do autocarro de transporte até à praia
08h30 às 18h00: Competição

Sábado, 15 de Maio
09h00 às 18h00: Finais

Domingo, 16 de Maio
15h00 (Praça da Liberdade): entrega de prémios e cerimónia de abertura

……………………………………………………………………………………………………………………..

CIRCUITO NACIONAL DE BODYBOARD ESPERANÇAS

Ricardo Esgaio actual 2.º Classificado Nacional-Sub/12

Já se realizaram duas etapas do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças 2010, a primeira e que Nazaredesporto noticiou na devida altura foi realizada em Carcavelos, a segunda em Sagres da qual só agora nos chegou os resultados.

Na 2.ª Etapa realizada nas Praias de Sagres em 1 e 3 de Abril, participaram atletas do Clube de Desportos Alternativos da Nazaré (CDAN) de realçar os resultados em masculinos Sub/14 com o terceiro lugar de Cesar Cruzos e o quarto do Dino Carmo em Sub/18, ainda a excelente participação da Teresa Almeida que foi terceira classificada em Sub/18. Os resultados foram os seguintes:

SUB/12Ricardo Esgaio 7.º

SUB/14César Cruz 3.º – Ruben Anastácio 9.º – Ricardo Esgaio 17.º

SUB/16Luis Fragoso 5.º – Evandro Mirão 25.º – João Santos 25.º

SUB/18Dino do Carmo 4.º – António Cardoso 7.º

SUB/18 FemininosTeresa Almeida 3.ª – Ana Sofia 5.ª

A terceira etapa deste Circuita disputa-se nos próximos dias 7 a 9 de Julho na Praia do Cabedelo – Figueira da Foz, organizado pelo ABBF Mondego.

Na Classificação Geral Nacional após estas duas etapas os atletas Nazarenos estão assim classificados:

Esperanças 2010 – SUB/12

Ricardo Esgaio (CDAN) – 2.ª – 1555 pontos (1.ª Etapa 1000 – 2.ª Etapa 555)

Esperanças 2010 – SUB/14

César Cruz (CDAN) – 3.ª – 1340 pontos (1.ª Etapa 610 – 2.ª Etapa 730)
Ricardo Esgaio (CDAN) – 6.ª – 1070 pontos (1.ª Etapa 670 – 2.ª Etapa 400)

Ruben Anastácio (CDAN) – 24.ª – 500 pontos (1.ª Etapa 0 – 2.ª Etapa 500)

Esperanças 2010 – SUB/16

Luis Fragoso (CDAN) – 8.ª – 1110 pontos (1.ª Etapa 500 – 2.ª Etapa 610)
Evandro Mirão (CDAN) – 29.ª – 360 pontos (1.ª Etapa 0 – 2.ª Etapa 360)

João Santos (CDAN) – 29.ª – 360 pontos (1.ª Etapa 0 – 2.ª Etapa 360)

Esperanças 2010 – SUB/18

Dino Carmo (CDAN) – 29.ª – 670 pontos (1.ª Etapa 0 – 2.ª Etapa 670)

António Cardoso (CDAN) – 32.ª – 555 pontos (1.ª Etapa 0 – 2.ª Etapa 555)

Esperanças 2010 – SUB/18 Femininos

Teresa Almeida (CDAN) – 3.ª – 1340 pontos (1.ª Etapa 610 – 2.ª Etapa 730)

Ana Sofia Esgaio (CDAN) – 5.ª 1280 (1.ª Etapa 670 – 2.ª Etapa 610)

Neuza Florência (CDAN) – 11.ª 610 (1.ª Etapa 610 – 2.ª Etapa 0)

…………………………………………………………………………………………………………………… 

CIRCUITO DE ESPERANÇAS BODYBOARD EM CARCAVELOS

Ricardo Esgaio em evidência

Realizou-se na praia de Carcavelos a primeira etapa do Circuito de Esperanças de Bodyboard, com a presença de alguns atletas do CDANazaré, de realçar a vitória de Ricardo Esgaio na categoria de Sub-12 e ainda o quarto lugar na categoria seguinte de Sub-14, esteve também em destaque a Teresa Almeida que obteve a melhor pontuação no sector feminino, mas viria a ser afastada de disputar a final, a atleta nazarena obteve o melhor secor do evento com 15,17 em 20 pontos possiveis.

………………………………………………………………………………………………………………..

Maresia Nazaré Surf Pro powered by TMN

João Guedes e Joana Rocha Campeões Nacionais

Numa prova emocionante repleta de manobras arrojadas, João Guedes, atleta do Porto, atingiu o 2.º lugar, sagrando-se desta forma campeão nacional da época de 2009. Na competição feminina Joana Rocha junta-se a João Guedes nas celebrações ao tornar-se Campeã Nacional de SurfAcabou o Maresia Nazaré Surf Pro powered by TMN, na Praia da Vila, disputado em ondas com boa formação e vento favorável.Justin Mujica foi o atleta que defrontou João Guedes na final. Toda a mestria e manobras espectaculares do luso-venezuelano, foram suficientes para vencer, apesar da boa prestação do surfista do Porto.João Guedes teve uma performance regular e consistente ao longo de toda a prova. Sendo um dos surfistas nacionais melhor colocado no ranking mundial do circuito de qualificação (WQS), João Guedes mostrou-se satisfeito no final da prova por ter ganho a seu primeiro titulo de Campeão Nacional de Surf, mesmo tendo finalizado a prova nazarena na 2.ª posição.David Luís e José Ferreira ficaram ex-aequo na 3.ª posição. José Ferreira de 17 anos ganhou ainda o Prémio Dragon Xpression Session, pela melhor manobra, um Reserve aéreo executado de forma perfeita. A melhor onda masculina nas finais, foi de Justin Mujica com 9.43.Na competição feminina, Francisca Santos garantiu o primeiro lugar nesta etapa e conseguiu a melhor onda feminina surfada nas finais. Francisca , segunda candidata ao título, poderá ter sido prejudicada ao desdobrar esforços entre provas nacionais e internacionais.Joana Rocha apesar de ficar no quarto lugar, soube fazer uso da sua larga experiência para conseguir o título mais desejado do calendário nacional. Um prémio justo e merecido para a atleta que se empenhou totalmente no Campeonato Nacional de Surf Open 09.Classificação Final Maresia Nazaré Surf Open Feminino1º lugar feminino – Francisca Santos
2º lugar feminino – Filipa Prudêncio
3º lugar feminino – Carina Duarte
4º lugar feminino – Joana RochaClassificação Final Maresia Nazaré Surf Open Masculino1º lugar masculino – Justin Mujica
2º lugar masculino – João Guedes
3º lugar masculino ex-aequo – José Ferreira e David LuísPrémio Dragon Xpression Session
José Ferreira – Reverse AirPrémio Nissan Best Final Score
Justin Mujica – Score 9,43
Francisca Santos – Score 7,43
(notas obtidas em 10 pontos possíveis)

ONDAS GRANDES NA NAZARÉ- PROGRAMA DO MARESIA NAZARE SURF PRO

A Previsão do mar aponta para ondas grandes no Maresia Nazaré Surf Pró, última e decisiva etapa do Campeonato Nacional de Surf Open e femininos, que se realiza de amanhã a segunda-feira na Nazaré.Esta derradeira prova, classificada com um Grau 6 Prime, tem dois palcos possíveis: a praia do Sul e a praia da Vila. As condições climatéricas adversas previstas para o fim-de-semana inviabilizam o desafio às ondas da Praia do Norte, local inicialmente previsto para a realização da prova. Nos homens são ainda 10 os surfistas com hipoteses matemáticas de vencer, mas a luta principal vai ser entre o estorilista Alexandre Ferreira lider do ranking nacional e o surfista do Porto João Guedes. A participação de Justin Mujica, do ex-tricampeão nacional, José Gregório nascido na Nazaré e do surfista local, Bruno Grilo, estes dois últimos wildscards do evento, vêm complicar as contas.Nas senhoras a “luta” vai estar entre Joana Rocha da Ericeira, actual lider, a ex-campeã da Costa da Caparica, Francisca Pereira dos Santos. A actual campeã Nacional Carina Duarte, pode ainda ter uma palavra a dizer.Programa:5 de Dezembro – (hora a defenir) – Check in atletas, e inicio da competição (Praia do Norte ou Praia da Nazaré)5 de Dezembro – 23 horas – Barra Bar – DJ Rita Garzo6 de Dezembro – (hora a defenir) – Competição (Praia do Norte ou Praia da Nazaré)6 de Dezembro – 21 horas – Barra Bar – DJ Surfer, concurso DJ reservado a Surfistas e membros da organização.7 de Dezembro – (hora a defenir) – Competição (Praia do Norte ou Praia da Nazaré)7 de Dezembro – 22 horas – Barra Bar – Portugal Surf Awards, gala de encerramento dos campeonatos nacionais da ANS, com a presença dos melhores surfistas nacionais.A Nazaré é um local que, pelas condições ideais para a prática de desportos de ondas, se tem evidenciado como destino de excelência para o Desporto Aventura, o que irá proporcionar um espectáculo de qualidade superior para os amantes e curiosos da modalidade.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

APRESENTAÇÃO OFICIAL DO MARESIA NAZARÉ SURF PRO POWERED BY TMN É JÁ AMANHÃ, 5ª FEIRA DIA 3 DE DEZEMBRO

A apresentação oficial do evento, a decorrer em ambiente informal e aberto ao público, é já amanhã, Quinta-feira, dia 3 de Dezembro, pelas 17h30, na Catedral do Automóvel, Lisboa (Av. General Norton de Matos).

Joana Rocha, Francisca Santos, Alexandre Ferreira, João Guedes e José Gregório já confirmaram a sua presença.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

JÁ ABRIRAM AS INSCRIÇÕES PARA O MARESIA NAZARÉ SUR PRO

Mais uma vez, vai a Praia do Norte ser palco de um grande evento. Assim nos próximos dias, 5 a 7 de Dezembro, vai realizar-se o “Maresia Nazaré Surf Pro” – Campeonato Nacional de Surf Open.

As inscrições abriam ontem dia 25 de Novembro no site da Federação Portuguesa de Surf, esta competição vai decidir os novos campeões nacionais deste ano, em masculinos e femininos.

O título masculino, vai ser decidido entre o actual líder do ranking, Alexandre Ferreira, e o 2º classificado, João Guedes.

Alexandre Ferreira referiu, após a etapa de S. Pedro do Estoril, que as suas expectativas são altas para a Nazaré, quer ir lá e fazer o seu melhor surf. Vai sem pressão porque está em primeiro lugar. Disse ainda que está farto de perder ao longos dos anos e que agora é a sua vez de ganhar.
A disputa nas senhoras será entre a líder Joana Rocha e a ex-Campeã Nacional Francisca Pereira dos Santos não podemos esquecer  a actual Campeã Nacional, Carina Duarte.

A entrega dos mais importantes prémios da modalidade, vai se realizar no dia 7 de Dezembro também na Nazaré. A cerimónia do Portugal Surf Awards vai ter lugar, ás 22h no Barra Bar,  e serão entregues os prémios aos atletas masculinos e femininos que mais se destacaram na modalidade.

##################################################################

Mike Stewart é o vencedor do Sumol Nazaré Special

A Praia do Norte não defraudou as expectativas das mais de mil  pessoas que, ao longo do dia, se deslocaram até lá para assistir à quarta edição do Sumol Nazaré Special Edition. Mike Stewart, depois de 14 dias de espera e no rescaldo de um mar tempestuoso, a vitória do sorriu-lhe em função do somatório das duas melhores ondas de cada round.

Mike Stewart foi o grande vencedor desta quarta edição, num pódio onde as presenças internacionais tiveram principal destaque. O atleta revelou-se “muito surpreendido e ao mesmo tempo feliz pela vitória na primeira vez na competição”.O brasileiro José Otávio ficou em segundo lugar, relevando também “muita felicidade pelo segundo lugar numa competição com nível tão alto”. O terceiro lugar, pertencente a Jaime Jesus, considerado o melhor português em prova, foi visto pelo atleta como um “bom resultado”.

Apesar de muitos receios por parte de alguns atletas devido à previsão inicial do estado do mar, as ondas acabaram por permitir que os atletas proporcionassem um excelente espectáculo de manobras aéreas, drops bastante grandes e até alguns tubos impossíveis.

De realçar uma onda de Luís “Porkito” Pereira, que foi pontuada com 10 pontos (máximo possível em competições de ondas), por ter realizado um 360º para dentro do tubo, seguido de um enorme invert air. Porkito, que tinha ganho as duas edições anteriores, apesar de agora não ter passado do 7º lugar, não deixou de mostrar a sua garra e capacidade ao realizar a melhor onda do evento.

O vencedor Mike Stewart, apesar de não ter realizado nenhuma manobra fora de série, mostrou uma enorme regularidade ao longo de toda a prova, que lhe valeu a viagem de volta ao Hawaii com a taça do primeiro lugar.

Os três bodyboaders da Nazaré, António Cardoso, Luís Coelho e Dino Carmo, ficaram-se pelo meio da tabela classificativa.

A organização considera esta quarta edição um sucesso no que diz respeito a afluência do público, tanto local como através da transmissão webcasting disponível no site ao longo do dia.
Classificação Final:

1º Mike Stewart
2º José Otávio
3º Jaime Jesus
4º Pierre Louis Costes
5º Rui Ferreira
6º João Pinheiro
7º Luís Pereira
8º Gastão Entrudo
9º João André Magoito
10º Ivo Mochacho
11º Paulo Costa
12º Hugo Pinheiro
13º Rui Pereira
14º Dino Carmo
15º Luís Coelho
16º António Cardoso
17º Bernardo Alvim
18º Ricardo Faustino
19º Gonçalo Campos
20º Manuel Centeno

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: